Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Em meio a polêmica, Conmebol diz que Chile joga Confederações 2017

vidal

Uma declaração do presidente da Conmebol em entrevista coletiva nesta sexta-feira causou mal-estar na seleção chilena e obrigou Alejandro Domínguez a se pronunciar novamente para acabar com as dúvidas. O dirigente afirmou mais cedo que o vencedor da decisão de domingo entre Argentina e Chile seria considerado um campeão oficial da Copa América, apesar do caráter especial do torneio nos Estados Unidos, o que irritou os chilenos, atuais vencedores. Com as reclamações, Domínguez usou o Twitter para esclarecer a polêmica e também confirmar que a equipe chilena representará a América do Sul na Copa das Confederações de 2017.
– Esclarecimento: Chile é o campeão da Copa América 2015. Por isso é a seleção que representará na Copa das Confederações de 2017. O ganhador de domingo é oficialmente campeão da Copa América Centenário, que acontece pela única vez na história do futebol. Se houve alguma confusão na informação que demos sobre o campeão da Copa América 2015 e a Copa Centenário, peço mil desculpas – escreveu Alejandro Domínguez.

A dúvida, na verdade, já havia surgido antes mesmo da entrevista coletiva de Domínguez. A federação chilena (ANFP) havia afirmado ao site Emol.com que o Chile continuaria sendo o atual campeão da Copa América até a próxima edição do torneio, no Brasil, independentemente do resultado de domingo. A declaração do presidente da Conmebol só aumentou a polêmica e fez a ANFP se pronunciar novamente, dizendo ter documentos que garantiam a seleção como campeã da América do Sul até 2019.

A irritação chilena ficou clara na entrevista de Arturo Vidal. Nesta sexta-feira, o jogador chileno foi questionado sobre o posicionamento inicial de Alejandro Domínguez e atacou.

– É uma loucura isso. A copa que ganhamos no Chile temos que defendê-la em 2019, esta é outra coisa. Neste campeonato jogam outras equipes, então não é justo que se fale disso. Todos sabemos que a próxima Copa América é a do Brasil em 2019, e aí temos que defendê-la até a morte – disse Vidal.

Há ainda dúvidas não esclarecidas. A federação chilena diz que continuará com o logo da Conmebol no peito de sua camisa, por ser a campeã da América do Sul até 2019. Além disso, o vencedor da final de domingo receberá o troféu da Copa Centenário e também da Copa América, mas a organização do Museu da Seleção Chilena afirma que esta taça está lá.

– Ninguém nos informou que o troféu sai daqui. O que sabemos é que em 2019 este troféu será entregue ao Brasil como país anfitrião e Chile fica com uma réplica – disse a organização do museu ao Emol.com.