nov

Até o final do mês, a rede de saúde em Caxias do Sul está empenhada em atrair o público masculino para receber orientações sobre a prevenção do câncer de próstata e de outras doenças, como o diabetes, por exemplo, no Novembro Azul. Ao contrário do Outubro Rosa, em que as mulheres são estimuladas a fazer exames para a descoberta precoce do tumor de mama, agora o foco é a orientação.

No início do mês, a Secretaria Estadual da Saúde e a Sociedade Brasileira de Urologia, entre outras entidades, lançaram uma nota conjunta sobre o câncer de próstata. No documento, sugerem que o Novembro Azul seja um período de conscientização sobre a necessidade de práticas de vida saudável e a importância de procurar atendimento médico.

O Rio Grande do Sul e a capital, Porto Alegre, apresentam as mais altas taxas de incidência e mortalidade desta doença no Brasil. Trata-se de tumor maligno mais frequente entre homens, após câncer de pele. Em função disto, as instituições sugerem que os homens com pele negra, com mais de45 anos com fatores de risco ou com mais de 50 anos sem fatores de risco procurem o serviço de saúde para, juntamente com seu médico, avaliarem a necessidade ou não de investigação.

Conforme alerta do secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis, todo paciente com sintomas urinários, independentemente da idade ou fator de risco, deve procurar orientação médica. Ele ressaltou que, ao lado de todos os cuidados quanto ao combate, a prevenção se faz necessária, com mudanças nos hábitos de vida: atividade física, combate ao tabagismo, ao alcoolismo, ao sedentarismo, bem como investimento em alimentação saudável.

Em Caxias do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde pretende fechar 2016 com uma boa notícia: menos mortes por câncer de próstata do que 2015. Em todo o ano passado, foram 49 óbitos — até setembro do ano atual, este número era de 27.Ou seja, a média mensal caiu de 4,08 para 3.

— Acreditamos que o número vai ser bem menor do que ano passado. A mortalidade é um dado com variação anual, mas temos que tentar manter a baixa ao longo dos anos, atraindo mais homens para cuidar da saúde — explica o coordenador do programa VivePróstata e diretor de políticas e programas em saúde, Dino de Lorenzi.

Ação na UBS Vila Ipê vai abordar moradores

Em Caxias, a aposta é aliar a divulgação de informações à busca ativa de pacientes. Na unidade básica de saúde (UBS) do Vila Ipê, por exemplo, uma equipe deve andar pela comunidade na tarde de quinta-feira em busca de homens que dificilmente procuram os serviços de saúde.

A ideia partiu dos próprios profissionais, que irão a bares e outros pontos de aglomeração próximos à UBS. A equipe é composta apenas por homens justamente para evitar que o público se sinta constrangido.

— Será uma abordagem para aproximá-los do serviço, desmistificar e mostrar que todo mundo tem que se cuidar. Será mais em tom de brincadeira,mas falando de coisa séria — diz o enfermeiro Fábio Zatti, que fará a ação ao lado do médico Elson Rodrigues e do dentista Gabriel Trevisan.

O Novembro Azul também é um alerta para os problemas causados pelo diabetes, que atinge 13,4 milhões de brasileiros. A doença necessita de cuidados que devem ser seguidos para o resto da vida, além de mudanças de estilo de vida e hábitos alimentares.

Programação:

Terça-feira
:: Atividades educativas na sala de espera da UBS Madureira

Quarta-feira
:: Mural informativo e mensagem de prevenção sobre diabetes e câncer de próstata, além de distribuição de laços azuis na UBS Belo Horizonte.

Quinta-feira
:: Equipe da UBS Vila Ipê fará abordagens em bares e estabelecimentos da região, para captar homens que dificilmente acessam os serviços. O objetivo é oferecer orientações sobre câncer de próstata e outros problemas de saúde prevalentes nos homens.
:: Entrega de laços azuis, orientações sobre câncer de próstata e diabetes, além de verificação da pressão arterial, atividade física e orientações nutricionais. Organizada pela UBS Madureira, ocorre às 14h, no salão comunitário do bairro.

17 de novembro
:: Orientações sobre câncer de próstata, distribuição de cuecas da Upman e de material informativo e laço azul, no Centro Especializado de Saúde (CES)

Todas as manhãs deste mês
:: na UBS Vila Ipê, há uma decoração em espécie de árvore: os folhetos enrolados com informações representam as frutas. Cada paciente é convidado a retirar um para levar para casa.