
A polêmica derrota por 2 a 1 para o Palmeiras no Pacaembu custou ao Grêmio um lugar no G-4. Mesmo que a direção tenha esbravejado contra a arbitragem de Sandro Meira Ricci, a vitória do Atlético-MG sobre o São Paulo neste domingo alijou o Tricolor da zona de classificados à Libertadores. Agora, restam 10 jogos ao time de Felipão para voltar ao grupo.
O tom das críticas dos dirigentes gremistas ao árbitro credenciado pela Fifa, que apitou na Copa do Mundo, foi elevado. Após o final do jogo, o executivo de futebol Rui Costa invadiu o gramado e, visivelmente indignado, disparou contra Sandro Meira Ricci pela expulsão de Barcos.
— Com todo respeito, aquilo não foi falta. Você prejudicou a minha equipe — bradou o dirigente, em declaração registrada na súmula do árbitro.
Em seguida, aos microfones das rádios no Pacaembu, Rui Costa foi ainda mais severo. Lembrou os erros cometidos por Ricci em jogos contra o Vitória (noBrasileirão deste ano e do ano passado) ao afirmar que o árbitro “foi parcial” e “tem um problema com o Grêmio”. E criticou o meia Valdívia, do Palmeiras, por “simular faltas, passar o pé por cima da bola e zombar dos companheiros”.
— É uma palhaçada isso aí. Como não vou falar com ele (árbitro)? Não posso me omitir, todo mundo viu que não foi falta do Barcos. Ele (Ricci) estava marcando falta o tempo todo, procurando alguém para expulsar. Estamos sendo roubados aqui — disparou.
Se Rui Costa elevou o tom, Felipão optou pelo silêncio. Questionado sobre Meira Ricci, disse que não iria comentar a expulsão de Barcos. Mas falou do efeito da derrota ao seu time.
— Sempre tivemos essa dificuldade de entrar no G-4. Estamos lutando para nos manter entre os seis primeiros com as dificuldades do dia a dia. Foi o Palmeiras quem fez dois gols. Nós fizemos só um e perdemos. Não adianta discutir se foi justo — resumiu o treinador.
O Grêmio terá mais 10 jogos para recuperar a vaga no G-4. Metade deles na Arena, contra Figueirense, Vitória, Inter, Cruzeiro e Flamengo. Fora de casa, terá de encarar Goiás, Coritiba, Criciúma, Corinthians e Bahia.
Com 46 pontos na tabela, está em quinto lugar, um ponto abaixo do Atlético-MG, o quarto colocado. O Corinthians, também com 46 pontos, mas uma vitória a menos, é outro adversário direto por uma vaga na Libertadores.
De imediato, Felipão terá dois problemas para resolver durante a semana. Com Barcos e Dudu suspensos (um pela expulsão e outro pelo terceiro amarelo), o treinador terá de definir quem serão os substitutos para encarar o Goiás sábado, no Serra Dourada – mesmo dia em que os sócios escolherão Romildo Bolzan Júnior ou Homero Bellini Júnior como novo presidente do clube.
Para o lugar do argentino, Lucas Coelho surge como favorito. A outra vaga deve ficar com Luan, que retornará terça-feira após participar de amistosos com a Seleção sub-21.
Os 30 pontos que o Grêmio disputa no Brasileirão:
– Goiás, 18/10, Serra Dourada (F)
– Figueirense, 22/10, Arena (C)
– Coritiba, 25/10, Couto Pereira (F)
– Vitória, 2/11, Arena (C)
– Inter, 9/11, Arena (C)
– Criciúma, 16/11, Heriberto Hülse (F)
– Cruzeiro, 19/11, Arena (C)
– Corinthians, 23/11, Itaquerão (F)
– Bahia, 30/11, Fonte Nova (F)
– Flamengo, 7/10, Arena (C)