Nesta sexta-feira de manhã, quando elaborar e fechar a lista dos convocados para a seleção brasileira que vai disputar as próximas duas partidas das eliminatórias da Copa do Mundo da Rússia, Tite deverá escolher 24, um a mais do que o normal. O técnico pensa em chamar Fernandinho, do Manchester City, mas não vai abrir mão de ter Paulinho, do Guangzhou Evergrande.
Paulinho está suspenso e não poderá enfrentar a Bolívia no dia 6 de outubro em Natal. No entanto, ele está nos planos do treinador para o jogo seguinte, contra a Venezuela em Mérida, no dia 11. “É uma questão de justiça. Ele foi muito bem contra Equador e Venezuela”, disse Tite quando deixava o Allianz Parque na madrugada desta quinta-feira.
Ao lado do auxiliar Cléber Xavier, Tite viu ao vivo o empate entre Palmeiras e Flamengo. “Jogo de muita intensidade”, definiu.
A comissão técnica tem andado pelo mundo para observar jogos e jogadores. Depois das vitórias sobre Equador e Colômbia, Tite permaneceu no Brasil. A programação do técnico incluir acompanhar ainda nesta quinta, o confronto entre Atlético Mineiro e Sport, no estádio Independência, em Belo Horizonte.
Sylvinho, ex-lateral e também assistente técnico, recebeu a missão de ir ao estádio Old Tratford para ver de perto os brasileiros do Manchester City, que bateu o United por 2 a 1. O alvo principal: Fernandinho. Ele está na lista de 30 nomes que Tite mantém sob observação constante.
“Estamos observando os atletas. O Matheus (Bacchi, filho de Tite) e o Edu também estão na Europa. Estamos vendo o PSG, o Chelsea e outros clubes com brasileiros”, disse antes de entrar no elevador, cercado por três seguranças. Com a porta já fechando, o treinador deu a pista: “Podemos ter uma lista maior”.
Quando o time brasileiro não está reunido, a comissão técnica investe nesta observação. A divisão de trabalho de campo também está definida. Nos treinos, Cléber Xavier orienta os atacante e Sylvinho cuida do sistema defensivo. Matheus e Xavier trabalham as bolas paradas tanto de ataque quanto de defesa.
A comissão técnica é abastecida pelos responsáveis da análise de desempenho, Fernando Lázaro e Maurício Dulac, que elaboram cadernos com fotos mostrando como os adversários executam cobranças de faltas e escanteios. Durante a partida contra a Colômbia, em Manaus, as âmeras da televisão mostraram, em duas ocasiões, Cléber Xavier mostrando páginas do caderno para os reservas que entraram na partida. “Tudo é treinado por todos os 23 atletas. Naquele momento é um lembrete. O material é feito pelo Matheus e o Mauricio. É só os posicionamentos das bolas paradas”, explicou Cléber.
A convocação dos jogadores para as partidas contra Bolívia e Venezuela será feita nesta sexta-feira, às 16h. O Brasil é o segundo colocado na classificação geral das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.