Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Verstappen, 18, abre era de vencedores ‘pós-Senna’ na Fórmula 1

vertapen

Costuma-se dizer que a Fórmula 1 se divide em distintas eras: a mudança dos motores dianteiros para os traseiros, o advento dos aerofólios, os motores turbo… Uma das mais recentes delas, talvez a mais marcante das últimas décadas, começou após o dia 1º de maio de 1994.

Verstappen aproveita batida das Mercedes, vence na estreia e faz história aos 18 anos

A morte de Ayrton Senna no circuito de Ímola, na Itália, revolucionou a segurança – não apenas na máxima categoria, mas em todo o automobilismo mundial. Durante mais de duas décadas, a Fórmula 1 não registrou acidentes fatais; a morte de Jules Bianchi, em 17 de julho de 2015, após colisão na temporada anterior, rompeu a sequência.

Pois neste domingo, 15 de maio, a categoria máxima do automobilismo viu um dia histórico: aos 18 anos, Max Verstappen tornou-se o mais jovem piloto de todos os tempos a vencer uma corrida – ganhou o GP da Espanha, disputado non Circuito da Catalunha, em Montmeló.

Além de ser um recordista de precocidade, Verstappen é, também, o primeiro piloto nascido na era “pós-Senna” na Fórmula 1. O holandês, de fato, nasceu quase três anos depois – em 30 de setembro de 1997.

O dado pode parecer pouco significante, mas a vitória – talvez muito precoce e com uma boa dose de sorte – deve dar início a uma nova era: a dos pilotos que já nasceram com uma Fórmula 1 que corre em carros e circuitos mais seguros; que têm como referência pilotos que conquistaram suas maiores glorias já na virada da primeira para a segunda década deste século.

É fácil ter ideia de como Max Verstappen é o primeiro piloto vencedor de uma novíssima geração. Em 1994, seu pai, Jos, era um estreante no Mundial. Ele correu nos GPs de Brasil e Pacífico – em Aida, no Japão – substituindo o machucado J.J. Lehto. Em Ímola, Jos voltou a ser o reserva da Benetton.